O estatuto de AEO está definido no Código Aduaneiro Comunitário e a sua concessão pressupõe que a empresa possuidora desta certificação foi avaliada segundo um conjunto de critérios e requisitos por parte da administração aduaneira, merecendo a sua confiança. Para a RPP, esta certificação mais do que conceder eventuais facilidades ou simplificações no domínio aduaneiro, vale pelo que representa de credibilidade, significa que a empresa passou pelo crivo do processo de concessão por parte das alfândegas portuguesas.
O certificado AEO é a certificação internacional da empresa, indica que o seu papel na cadeia de abastecimento internacional é seguro e que os seus controlos e procedimentos aduaneiros são processados em conformidade.
Os benefícios e vantagens da obtenção destes estatuto dependem do certificado concedido, estando prevista três tipos de certificação:
No quadro abaixo estão indicadas as vantagens resultantes da concessão do estatuto em função do certificado concedido.
Está prevista a possibilidade de as autoridades aduaneiras da EU reconhecerem o estatuto de AEO a operadores económicos dos nossos parceiros comerciais, resultando desse reconhecimento a concessão de vantagens aos AEO que tenham investido na segurança das suas cadeias de abastecimento internacionais (AEO-Segurança e AEO - Full). O seu estatuto será tido em consideração, na altura da avaliação dos riscos no que se refere aos aspetos de segurança devendo permitir uma redução no número de controlos e inspeções aduaneiras.
No caso dos EUA o acordo entre a EU e aquele país entrou em vigor no passado dia 31 de Janeiro estando já totalmente implementado, o que significa que uma empresa com o estatuto AEO S ou F tem vantagens na fronteira dos EUA e uma empresa americana C_TPAT que exporte para a UE beneficia das vantagens do estatuto na entrada no território aduaneiro da EU.
A RPP, José Augusto Pato tem a certificação de AEO o que significa que beneficia das vantagens inerentes a esse estatuto. Isto significa que a RPP tem o reconhecimento das autoridades aduaneiras e tão ou mais importante do que as vantagens decorrentes da obtenção do estatuto é podermos assegurar que a nossa empresa está certificada e merece a confiança das Alfândegas.
O facto de sermos AEO significa ainda que cumprimos com as exigentes condições para a concessão do estatuto, designadamente:
Sede | EMS | Aeroporto de Lisboa |
Rua Sarmento de Beires, n.º 15-A 1900-410 LisboaTelefone : +351 21 881 16 00 (chamada da rede fixa nacional)Telefax : +351 21 887 53 29 (chamada da rede fixa nacional) E-mail : japato@ruipato.com | Av. Marechal Gomes da Costa.º 131849-001 LisboaTelefone : +350 21 881 16 44/5Telefax : +351 21 859 83 59 | Terminal de Carga, Edifício 134, Piso 1, Gabinete 12411750-364 LisboaTelefone : +350 21 881 16 41/2/3 (chamada da rede fixa nacional)Telefax : +351 21 847 25 84 (chamada da rede fixa nacional)E-mail: aeroporto@ruipato.com |